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Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deseja conseguir uma resolução definitiva para as chamadas abusivas até o final deste ano.

Desde junho de 2022, a Agência vem tentando buscar medidas para diminuir esse tipo de ligação, como o bloqueio de usuários e a cobrança de chamadas curtas de até 3 segundos.

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Uma das ações pensadas para implementação é uma autenticação das ligações. Por meio dela, os consumidores poderiam saber qual empresa está ligando, além do motivo da ligação, o que evitaria também possíveis golpes.

Balanço é divulgado sobre chamadas abusivas

Segundo a Anatel, houve queda significativa do número de chamadas curtas, ou seja, aquelas com duração inferior a três segundos, entre junho de 2022 e janeiro de 2023.  

Entre o dia 5 a 11 de junho do ano passado, semana da primeira cautelar promovida, eram feitas cerca de 4 bilhões de chamadas curtas por semana. Na semana de 15 a 21 de janeiro de 2023, o número foi de 2,47 bilhões de chamadas, uma redução de cerca de 40%.

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