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São Paulo | MASSA FM 92.9

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Diversos estados brasileiros sentiram um apagão por volta das 8h30 da manhã desta segunda-feira. Ainda não se sabe a causa que provocou o apagão.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou o evento, dizendo que “houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia”.

Atualização: Depois de seis horas, às 14h30, o Sistema Nacional de Energia Elétrica foi reestabelecido em todas as regiões.

Em reunião pública ordinária, a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reconheceu que o apagão desta manhã é um evento de grande porte que atingiu principalmente o Norte e o Nordeste do país, além de algumas regiões do Centro-Oeste e do Sudeste.

A Enel, responsável pela distribuição de energia nos estados do Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo, informou que a energia nestas unidades já está sendo restabelecida.

A energia foi restabelecida de forma gradual, sendo totalmente normalizada no Rio de Janeiro às 8h48m no Rio de Janeiro; em São Paulo às 9h20. No Ceará, estamos restabelecendo gradualmente a energia de acordo com a autorização do ONS“, disse em nota. Ainda de acordo com a Enel, este procedimento de normalização acontece de forma automática.

Impactos do apagão em SP

Metrô

Apagão nacional afeta linhas do Metrô

Em nota, o Metrô escreveu que a circulação dos trens na Linha 15-Prata ocorreu com velocidade reduzida e maior tempo de parada, das 8h35 às 9h14, em virtude da oscilação no fornecimento de energia ocorrida em todo o país. No entanto, todas as linhas operadas já funcionam normalmente.

Sobre a ViaQuatro, que administra a Linha 4- Amarela do Metrô, os trens operaram com velocidade reduzida e maior tempo de intervalo entre estações por volta das 8h30 e 9h25.

O problema foi ocasionado, segundo a nota, em razão de “oscilação externa na alimentação de energia elétrica”.

CET

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou falta de energia em alguns semáforos da capital entre 8h30 e 9h24 da manhã. No entanto, não informou a quantidade de equipamentos impactados com o apagão.

A partir das 9h24, todos os aparelhos afetados já haviam sido restabelecidos.

Procon-SP

O Procon-SP informou que a regulação dos serviços de geração e distribuição de energia elétrica é de responsabilidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que estabelece as obrigações das empresas concessionárias e os direitos específicos dos consumidores.

Dentre esses direitos, é destacado:

● o desconto automático na conta do período em que o cliente ficou sem energia;

● ressarcimento pela perda de alimentos e remédios que estragaram por falta de refrigeração. Nestes casos, é preciso do registro através de fotos e notas fiscais que comprovem o problema;

● além de danos em equipamentos causados por descarga elétrica. Neste caso, é necessário a solicitação do consumidor da análise dos aparelhos.

Nestas situações, os consumidores devem procurar diretamente as empresas fornecedoras para tentar resolver o impasse. Para aqueles que não conseguirem, podem registrar as reclamações junto à própria ANEEL, considerando que as causas da falta de energia podem não ser da concessionária, mas, em decorrência da geração ou da transmissão.

Aos que optarem por registrar sua reclamação em órgãos municipais ou estaduais de defesa do consumidor, como o Procon-SP, os procedimentos serão acompanhados por especialistas.

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