Neste sábado (29), Athletico e Flamengo decidem a grande final da Copa Libertadores 2022. O jogo será às 17h, no estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, no Equador.
O Furacão está em busca de conquistar o seu primeiro título da competição. Esta é a segunda vez que o clube chega na final em sua oitava participação – a primeira foi há 17 anos, quando perdeu para o São Paulo.
A delegação do Athletico chegou na cidade palco da decisão no começo da noite de quarta-feira (26). Na tarde desta quinta (27), os jogadores fazem a primeira sessão de treinos em solo equatoriano, que continuam na sexta (28).
Desde que eliminou o Palmeiras na semifinal, no dia 6 de setembro, o Furacão não vem tendo bons resultados. Em nove partidas pelo Campeonato Brasileiro, o time teve quatro derrotas, três empates e apenas duas vitórias.
O Athletico atualmente está em sexto na tabela do campeonato nacional. Se manter a posição e vier a perder o título para o Flamengo, pode tentar conquistar vaga na Libertadores pelo Brasileirão.
Nas últimas rodadas, o técnico Felipão veio testando diferentes formações e atuando com times mistos. Na última vitória, contra o Coritiba, o time titular foi: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Erick, Fernandinho e David Terans; Vitinho, Cuello e Pablo.
Porém, Felipão pode usar uma formação de três zagueiros e até três volantes contra o Flamengo, como foi quando as equipes se encontram nas quartas de final da Copa do Brasil. No jogo da volta, na eliminação do Athletico, os titulares foram: Bento; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Matheus Felipe; Khellven, Erick, Fernandinho, Hugo Moura e Abner; Pablo e David Terans.
Se esse for o esquema escolhido, as dúvidas são na terceira peça da zaga e no ataque – o uruguaio Terans pode dar lugar a Vitinho ou Cannobio.
Após o título da Copa Sul-Americana em 2021, o Athletico pegou vaga direta na fase de grupos da Libertadores. O Furacão caiu no grupo B, com Libertad, The Strongest e Caracas.
A campanha nesta etapa foi marcada pela troca de técnicos. O primeiro jogo foi sob o comando de Alberto Valentim – um empate sem gols com o Caracas. As três partidas seguintes tiveram no banco Fabio Carille, sendo uma vitória sobre o The Strongest, uma derrota para o Libertad e ainda uma derrota por cinco a zero na quarta rodada para o time boliviano, fora de casa.
O péssimo resultado culminou na lanterna do grupo e na demissão de Carille. Mas a chegada de Luiz Felipe Scolari, o Felipão, deu outro rumo para o Rubro-Negro. O experiente treinador estreou na Libertadores com vitória sobre o Libertad e, na última rodada, uma goleada contra o Caracas garantiu a classificação.
Em segundo lugar no grupo, pelo saldo de gols, o Athletico contou com a sorte: após enfrentar Boca e Junior e River Plate nas oitavas da copa em 2019 e 2020, o clube reencontrou o Libertad.
Uma vitória na Arena da Baixada e um empate tenso no Paraguai levaram o clube para as quartas de final – o que não acontecia desde 2005. Nesta fase, o clube passou novamente por tensão ao eliminar o Estudiantes e, na semifinal, passou pelo Palmeiras no Allianz Parque.
O Flamengo busca seu terceiro título da Libertadores. O clube foi campão em 1981 e 2019.
Esta é a terceira final do Fla nas últimas quatro edições da competição continental. Além do título em 2019, o time perdeu a decisão para o Palmeiras em 2021.
Nesta temporada, o Mengão ficou em primeiro no grupo H, com cinco vitórias e um empate. Os adversários foram Talleres, Universidad Católica e Sporting Cristal.
Nas oitavas, o clube eliminou o Tolima com um placar agregado de 8 a 1. Nas quartas de final, o Flamengo passou pelo Corinthians, e nas semis deixou para trás o Vélez Sarsfield.
Desde a semifinal, o clube disputou 12 partidas – entre elas as semis e a final da Copa do Brasil, em que foi campeão. No Brasileirão, o Fla está em terceiro na tabela.
Um provável time para a final contra o Athletico pode ter: Santos; Rodinei, David Luiz, Leo Pereira e Felipe Luis; João Gomes, Thiago Maia, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Pedro e Gabigol.
Athletico e Flamengo decidem quem será o campeoão da Copa Libertadores 2022 neste spabado (29), às 17h (horário de Brasília), no Monumental de Guayaquil.
Para acompanhar essa partida histórica, o Grupo Massa traz um projeto especial, o ‘Furacão É Massa’. A megacobertura da final da Libertadores tem o patrocínio de Frigo Novak, Consórcio Servopa e Mr. Jack, que ajudam a trazer ao público conteúdos produzidos preparando o clima para o duelo que pode colocar o Athletico na glória eterna.
Tudo o que o torcedor precisa saber antes da partida decisiva será exibido em matérias especiais exibidas na Rede Massa | SBT, além de boletins na Massa FM com participação do narrador Téo José, além de conteúdos extras nas redes sociais e também nos portais Massa News e Massa FM.
RGM Administração de Valores LTDA – 35.287.923/0001-50
Avenida Paulista, 807 – 18º Andar
Cep: 01311-915
São Paulo-SP
[email protected]
WhatsApp Massa FM Ouvinte: 11 3509-9290