O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que determina a volta da cobrança do seguro obrigatório de veículos terrestres, antes conhecido como DPVAT, e agora rebatizado de Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT).
O pagamento é obrigatório para qualquer proprietário de veículo automotivo, como carros, motos, caminhões e micro-ônibus, por exemplo. Assim, o seguro será usado para pagar indenizações a vítimas de acidentes de trânsito.
O texto publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (17), tem dois vetos em relação ao que havia sido aprovado pelo Senado Federal no último dia 8. Lula vetou os artigos que previam multa e penalidade de infração grave para os motoristas que não pagarem o seguro.
O valor do novo seguro só será definido pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) mais tarde. No entanto, o texto da lei sancionada aponta que o pagamento do seguro será feito uma vez por ano e seu valor terá como base de cálculo o valor global estimado para o pagamento das indenizações e das despesas relativas à operação do seguro.
Além disso, a lei também determina que o pagamento será de nacional e que os valores podem variar de acordo com o tipo do veículo. Segundo o Ministério da Fazenda, a tarifa deve variar entre R$ 50 e R$ 60. A cobrança deve voltar a ocorrer em 2025.
O motorista que não fizer o pagamento do SPVAT não poderá fazer o licenciamento e nem circular em via pública com o veículo.
RGM Administração de Valores LTDA – 35.287.923/0001-50
Avenida Paulista, 807 – 18º Andar
Cep: 01311-915
São Paulo-SP
[email protected]
WhatsApp Massa FM Ouvinte: 11 4369-9290