O pastor Valdemiro Santiago e a Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD) deverão pagar pelo menos R$ 300 mil de indenização por danos sociais e morais coletivos pela venda de sementes de feijão com falsa promessa de cura para o novo coronavírus. A decisão do Ministério Público Federal (MPF) foi publicada nesta terça-feira (04).
Em maio, o líder da igreja evangélica apareceu em vídeo divulgado na internet anunciando o alimento por R$ 1 mil cada. Nas imagens, Santiago chega a citar o caso de um fiel curado após consumo do grão.
Além do pastor, o Ministério da Saúde (MS), representado pela União, responderá à ação por ter removido do site uma mensagem de alerta contra os anúncios enganosos de Valdemiro.
A publicação, feita após pedido do MPF, ficou no ar durante poucos dias. Para o órgão, a peça foi removida sem explicações e não voltou mais à página da pasta.
O MPF destaca que o líder da Igreja Mundial do Poder de Deus incorreu em prática abusiva da liberdade religiosa, ao colocar em riscos a saúde pública e induzir fiéis a comprarem um produto sem nenhuma eficácia comprovada.
RGM Administração de Valores LTDA – 35.287.923/0001-50
Avenida Paulista, 807 – 18º Andar
Cep: 01311-915
São Paulo-SP
[email protected]
WhatsApp Massa FM Ouvinte: 11 3509-9290