A partir de hoje começam a valer as novas regras do Pix. O objetivo é minimizar a probabilidade de criminosos aplicarem golpes e evitar fraudes.
As regras são apenas para aparelhos novos. Além disso, quem já usa o Pix em um celular ou computador não será impactado.
Na prática, as mudanças limitam os valores a serem transferidos por celulares ou computadores não cadastrados. Ou seja, se o aparelho nunca realizou uma transação via PIX, as transferências serão limitadas a:
R$ 200 por transação;
R$ 1.000 na soma de todas as transações no dia.
Os limites valem até que o usuário confirme junto ao banco que aquele novo aparelho pode ser liberado para transações maiores.
Além disso, os bancos e as instituições financeiras também terão novas medidas de segurança.
Assim, os bancos devem gerenciar riscos de fraude, identificando transações via PIX incomuns do perfil do cliente, disponibilizar em seus sites informações sobre como evitar fraudes e verificar a cada seis meses se os seus clientes têm marcação de fraude junto ao BC.
Além disso, o Banco Central espera que os bancos encerrem o relacionamento ou usem limite diferenciado para autorizar transações iniciadas. Assim como bloquear transações recebidas.
RGM Administração de Valores LTDA – 35.287.923/0001-50
Avenida Paulista, 807 – 18º Andar
Cep: 01311-915
São Paulo-SP
[email protected]
WhatsApp Massa FM Ouvinte: 11 3509-9290