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São Paulo | MASSA FM 92.9

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O Procon-SP notificou as empresas de aplicativo de transporte Uber e 99 para que prestem esclarecimentos sobre uma possível alteração atípica da política de cobrança realizada nesta quinta-feira (23). O dia coincide com a greve dos metroviários da capital paulista.

Devido a paralisação, muitos passageiros buscaram outras formas de locomoção, entre eles os aplicativos de transporte de pessoas.

Segundo o órgão de defesa do consumidor paulista, uma elevada quantidade de reclamações foram relatadas por diversos órgãos de imprensa, além de uma intensa quantidade de manifestações de usuários pelo aumento repentino nos preços cobrados pela Uber e 99.

“O objetivo do Procon-SP é entender se houve alguma alteração nos critérios de formação da chamada tarifa dinâmica, especificamente em função da greve, e que possa ter alterado a fórmula adotada normalmente pelas empresas; ou seja, uma regra de cálculo diferente daquela utilizada em dias normais e que já é de conhecimento dos clientes”, explica Rodrigo Tritapepe, diretor de Atendimento e Orientação do Procon-SP. 

As empresas notificadas devem informar até o dia 28 de março quais os parâmetros utilizados para aplicação do preço dinâmico na quinta-feira (23) e se foram calculados sob os mesmos critérios adotados em dias em que há congestionamentos “normais”, sem uma causa atípica, como a greve.

O Procon-SP também quer saber se o consumidor é informado da aplicação de uma eventual precificação diferenciada e como essa informação é repassada para ele. 

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